O lançamento dos hubs de tecnologia da saúde mostra o NTIS ainda perto do coração de Khairy Jamaluddin
Acontece que a Sandbox de tecnologia e inovação nacional (NTIS) que ele lançou ainda está perto do Khairy Jamaluddin's (foto, acima) Heart, mesmo que ele agora seja o ministro da Saúde da Malásia. Ele foi o Ministro da Tecnologia da Ciência e a Inovação quando lançou o NTIS em junho de 2020.
Enquanto ele compartilhava suas observações no FRI em Kuala Lumpur, a um auditório lotado que compareceu ao lançamento dos hubs de tecnologia da saúde, introduzido para complementar e fortalecer a proposta de valor dos NTIs, a idéia para o NTIS era muito simples. Crie um ambiente em que a tecnologia e as soluções possam ser testadas, iteradas e financiadas em um ambiente em que as aprovações regulatórias são menos rigorosas para que os produtos cheguem ao mercado rapidamente, onde podem ser mais financiados (pelo setor privado).
Os cinco hospitais são-Putrajaya Hospital e National Cancer Institute; Hospital Tunku Azizah, Hospital Mulher e Infantil em Kuala Lumpur, Hospital Bera em Pahang e Hospital Besar Rembau em Negeri Sembilan. Havia originalmente quatro hospitais, mas Khairy adicionou o Hospital Rembau durante seu anúncio. Porque eu ouço o deputado Rembau (membro do Parlamento) é um cara confiável, brincou ele. Khairy é o deputado de Rembau desde 2008.
Khairy destacou regulamentos de longa data, como a Lei de Poisnsões de 1952, a Lei da Telemedicina de 1997, a Lei dos Medicamentos (Anúncio e Vendas) 1956 e Organismo Regulador A Autoridade de Dispositivos Médicos (MDA) e disse: Essas legislações e instituições não devem estar no caminho ou inovação, mas facilite a caixa de areia.
Declarando que o ministério está a bordo, ele acrescentou: Pedi à KKM (Ministério da Saúde) para fornecer total apoio ao NTIS, para que algo que ainda não tenha registrado ou passou oficialmente por todos os aros da conformidade regulatória possa ser implantada em um controlado ambiente em nossos hospitais.
Os três hospitais urbanos foram selecionados com base em sua prontidão de infraestrutura tecnológica, recursos humanos qualificados e capacidade de integrar-se às tecnologias atuais, como Internet e 5G, hardware, enquanto a Bera é um novo hospital em uma cidade rural com uma população de cerca de 105.000.
Todos os cinco sites serão usados para o teste de robótica, a Internet de Coisas Médicas (IOMT), enquanto aproveitava as instalações 4G/5G, com os dois ministros expressando a esperança de que o resultado final seja mais eficiente e de maior qualidade para a entrega da saúde para os malaios.
O anúncio foi recebido com otimismo protegido pelos fundadores da tecnologia de saúde, alguns dos quais estão bastante frustrados com o ritmo lento que o Ministério da Saúde vem se movendo para apoiar a inovação, atualizando os regulamentos desatualizados, consistentes com as inovações digitais que ocorrem na assistência médica.
É animador ver os ministros de Mosti e Moh seriamente se unindo para os centros de tecnologia da saúde e, portanto, com o tipo certo de apoio em habilidades, financiamento e patrocínio político, estamos começando bem, observa um fundador líder de tecnologia de saúde.
Ele ressalta que a Malásia tem todos os ingredientes certos para uma revolução da HealthTech, ou seja,
-Demanda devido à escalada de condições crônicas
-Demand Driver na população de envelhecimento rápido
-Helly hábil e abundância de médicos e profissionais médicos
-plethora de empresas de tecnologia de saúde
Mas ele adverte: Se perdermos isso, novamente sentiremos falta de outra oportunidade de ouro.
Outros são mais otimistas. Como a primeira empresa na Malásia recebeu o Green Light pelo MOH para emitir prescrições eletrônicas, o DOC2us aplaude o anúncio do governo dos centros de tecnologia da saúde para liderar ainda mais a adoção de tecnologias inovadoras para fortalecer o setor de serviços de saúde pública, disse o Dr. Raymond Choy, fundador e CEO da DOC2US.
Para ter certeza de que ainda há trabalho a ser feito para ser alterado, a adesão de médicos e departamentos de apoio e de apoio ao estado-para vender o valor dos cinco hospitais que fazem parte dos centros de tecnologia da saúde.
Aqui Khairy tem uma mensagem para os diretores médicos dos cinco hospitais escolhidos. Embora haja mais trabalho para eles para acomodar as empresas do NTIS, elas também serão as primeiras a trabalhar com soluções inovadoras que beneficiarão seus pacientes e funcionários do hospital que prestam os cuidados.
Eles serão os primeiros a implantar essas soluções em um ambiente experimental, mas também, mais tarde, serão os candidatos naturais a adotar essas tecnologias primeiro.
Fazer parte do cenário de teste também significará que os hospitais estão prontos para implantar e adotar novas tecnologias. A outra vantagem é que os hospitais também podem atrair farmacêuticos da MNC.
Tendo provado que tem a estrutura regulatória certa com diretores e médicos de hospitais que pensam de forma inovadora e estão acostumados a trabalhar com novas tecnologias, será uma atração para essas empresas que desejam trabalhar com elas.
Visões semelhantes dirigem Mosti e Ministros do MOH
Embora seja incomum um ministro entrar em contato com outro ministério para colaborar-todos ocupados tentando conhecer seus próprios KPIs, o fato de Khairy sentir alguma propriedade do NTIS, juntamente com o relacionamento próximo que ele tem com o Dr. Adham Baba, o O atual ministro da maioria com quem Khairy trocou portfólios, é o que tornou possível a introdução dos centros de tecnologia da saúde.
Adham se referiu a Khairy como meu bom amigo e Khairy credita Adham por sua liderança na execução do NTIS.
Levar essa execução para o próximo nível é onde entram os centros de tecnologia da saúde.
Como Khairy reconhece: Conheço a grande frustração de startups e empresas de tecnologia na Malásia está em torno de testes e iterando seus produtos e soluções devido a barreiras regulatórias. O NTIS foi lançado especificamente para enfrentar esse ponto de dor, mas não estava completo, pois após a sandbox, as empresas estarão ansiosas para validar ainda mais sua solução em um ambiente ao vivo. É por isso que Khairy diz que está muito feliz por apresentar os centros de tecnologia da saúde.
Nossa visão é transformar vidas, proporcionando inovação médica e de assistência médica acessível, inclusiva e sustentável, disse Adham com Khairy, acrescentando que a introdução dos centros de tecnologia da saúde faz parte da visão do MOH para a transição dos cuidados doentes para a assistência médica e o bem-estar.
Por muito tempo, gastamos muito dinheiro em cuidados doentes. Queremos manter as pessoas saudáveis, verifique se elas não estão doentes. Vamos nos mover para cuidados de saúde preventivos e promotores. A tecnologia ajuda nisso.
** PIÇA ALIME
Mas os centros de tecnologia do NTIS e da saúde não são todos e acabam com todos. Como Khairy observou, a peça que falta em nosso sistema de saúde pública é a Electronic Medical Records (EMR). Sem isso, todas as soluções que implantamos não farão sentido.
A boa notícia aqui é que o MOH recebeu propostas de um concurso de EMS emitido e está prestes a decidir sobre a oferta vencedora que verá uma implantação para todos os hospitais e clínicas públicas que começam no estado de Negri Sembilan, disse Khairy que também tocou Sobre o papel, o aplicativo MySejahtera muito difamado também desempenhará.
Com o MOH em transição MySejahtera de um aplicativo de rastreamento Covid para um aplicativo de saúde pública, o governo acrescentou a opção para os usuários manterem uma versão leve do seu EMR que você pode compartilhar, diz Khairy. Os dados pertencem a você e você decide com quem deseja compartilhá-los, enfatizou.
Khairy pretende que o projeto EMS seja o catalisador de MOH passar de papel pesado para hospitais sem papel e que o EMS seja a janela para o registro de saúde vitalício dos malaios.
Não será uma jornada fácil, ele reconhece, acho que há dias brilhantes pela frente para a inovação médica e a tecnologia na Malásia. Toda a idéia é facilitar o desenvolvimento e a escala das startups de saúde da Malásia em empresas globais.
Comentários
Enviar um comentário